Ao utilizar o ARC como já abordamos antes (http://www.marcelosincic.com.br/post/Azure-Arc-Gerenciamento-integrado-Multi-cloud.aspx), é uma duvida comum que recebo de pessoas da comunidade como habilitar as funções de Insigths que aparecem no painel do ARC.
Criando ou Habilitando uma conta de Automação existente
Para isso, o primeiro passo é ter uma conta de automação habilitada em uma região que faça o par com a região onde está o Log Analytics integrado ao ARC.
Para saber as regiões que foram estes pares, utilize o link https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/automation/how-to/region-mappings como por exemplo East US1 faz par com East US2 e vice-versa. Ou seja o Log Analytics precisa estar em uma das regiões e a conta de automação na outra.
Ao criar a conta de automação e o Log Analytics, vá na conta de automação e configure a integração entre elas.
No próprio painel da conta de automação já é possivel configurar os recursos de Update, Change Management e Inventários e depois no painel do ARC são visualizados já pronto.
Habilitando os recursos
Cada módulo pode ficar integrado a um Automation ou Log Analytics diferente, o que não é o meu caso.
Uma vez integrado no proprio painel da conta de automação já é possivel ver os recursos e habilitar os computadores, veja que os que possuem o agente do ARC já irão aparecer no inventário.
Para o caso de Atualizações (Updates) você precisará escolher os que desejará automatizar.
Lembrando que uma vez configurado o controle de Updates é necessário criar as regras de agendamento para a instalação desses updates.
Por fim, habilitamos o painel de Change Management indicando os computadores que queremos coletar.
Na minha opinião este é o melhor dos recursos, já que em segurança e sustentação saber as alterações realizadas em cada servidor é um item essencial.